![]() |
www.chicobuarque.com.br |
Quem gosta de MPB sabe que Chico Buarque é sem dúvida um dos maiores compositores. Costumo dizer que todo brasileiro tem o dever cultural de, no mínimo, parar e ouvir uma das músicas de chico e procurar se deliciar com o uso que ele faz da linguagem e principalmente perceber a capacidade do artista de transformar o prosaico em poesia, em arte.
Neste período de férias, não deixe de visitar o site oficial de Chico Buarque. Lá está todo cancioneiro, com notas importantes sobre as letras e mudanças exigidas pela ditadura brasileira. Além disso, o internauta também conhecerá um pouco da literatura e da produção teatral e cinematográfica do compositor. O site oferece a oportunidade de se fazer o download de algumas partituras.
Chico... que patético! Acho que tudo neste mundo é válido, principalmente a busca pelos momentos felizes, mas para você, que cultivou durante tantos anos a seriedade, o bom senso, a sanidade entre os insanos do meio artístico, é triste ver, enfim, entregue a uma trama tão óbvia e pobre quanto as novelas da tv. Tudo bem! O importante é você se divertir, se apaixonar de novo como um garoto, curtir isso muito bem, mas levar o insensato para o seu brilhante repertório de composições é de dar pena, para você e para aqueles que sempre admiraram a sua música. Você não precisa disso, esse “blues” desesperado pela armadilha do destino em que caiu é simplesmente patético, na melodia, na letra e na métrica. Coisa primária de aprendiz e adolescente apaixonado. Não temos nada a ver com a sua “novela”, ou melhor, “minissérie”, mas o seu legado como compositor é patrimônio do público que lhe admira, então não se maltrate com “Essa Pequena” e tenha pena de nós.
ResponderExcluirRogério vc é o irmão de Elis Regina?
ResponderExcluir