1.(FGV-2008)Com base no Manual de Redação da Presidência da República,analise as afirmativas a seguir:
I. A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial.Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras.Para que se redija com essa qualidade,é fundamental que se tenha,além de conhecimento do assunto sobre o qual se escreve,o necessário tempo para revisar o texto depois de pronto. É nessa releitura que muitas vezes se percebem eventuais redundâncias ou repetições desnecessárias de idéias.
II. O esforço de sermos concisos atende,basicamente ao princípio de economia linguística,à mencionada fórmula de empregar o mínimo de palavras para informar o máximo. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é,não se devem eliminar passagens substanciais do texto no afã de reduzi-lo em tamanho. Trata-se exclusivamente de cortar palavras inúteis,redundâncias,passagens que nada acrescentem ao que já foi dito.
III. A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial.Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor.No entanto,a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende estritamente das demais características da redação oficial.
Assinale:
a) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
b) se todas as afirmativas estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se nenhuma afirmativa estiver correta.
2.(COPEVE-UFAL-2011)Manual de Redação Oficial da Presidência da República afirma: “Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo”. Dadas as características seguintes, referentes a esse tipo de redação,
I. Impessoalidade.
II. Uso do padrão culto da linguagem.
III. Clareza.
IV. Concisão.
V. Formalidade.
VI. Uniformidade.
verifica-se que
a) todas são verdadeiras.
b) somente I, II, III e VI são verdadeiras.
c) somente I, II e V são verdadeiras.
d) somente III, IV e VI são verdadeiras.
e) somente II e IV são verdadeiras.
3.(FGV-2008) A respeito da formalidade, com base no Manual de Redação da Presidência da República, analise os itens a seguir:
I. As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma: além das exigências de impessoalidade e uso do padrão culto de linguagem, é imperativo, ainda, certa formalidade de tratamento. Não se trata somente da eterna dúvida quanto ao correto emprego deste ou daquele pronome de tratamento para uma autoridade de certo nível; mais do que isso, a formalidade diz respeito à polidez, à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação.
II. A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
III. A clareza datilográfica, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo e a correta diagramação do texto são indispensáveis para a padronização. O Manual de Redação da Presidência da República traz normas específicas para cada tipo de expediente.
Assinale:
a) se nenhum item estiver correto.
b) se somente os itens II e III estiverem corretos.
c) se somente os itens I e II estiverem corretos.
d) se somente os itens I e III estiverem corretos.
e) se todos os itens estiverem corretos.
4.Dadas as inferências básicas de todo texto oficial,
I. A concisão, que evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
II. O uso do padrão culto de linguagem, em princípio, de entendimento geral e por definição, avesso a vocábulos de circulação restrita, como a gíria e o jargão.
III. A formalidade e a padronização, que possibilitam a imprescindível uniformidade dos textos.
IV. A impessoalidade, que faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam.
verifica-se que
a) somente I é verdadeira.
b) somente II e III são verdadeiras.
c) somente II e IV são verdadeiras.
d) todas são verdadeiras.
e) somente III é verdadeira.
5.(FVG-2011)Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, NÃO se deve usar Vossa Excelência para
a) embaixadores.
b) conselheiros dos Tribunais de Contas estaduais.
c) prefeitos municipais.
d) presidentes das Câmaras de Vereadores.
e) vereadores.
Gabarito
1 | 2 | 3 | 4 | 5 |
b | a | e | b | e |
0 comentários:
Postar um comentário