domingo, 20 de novembro de 2011

Comentário sobre os temas do SSA - UPE 2012

Os temas da UPE para o SSA- 3º ano foram adequados à faixa etária da maioria dos candidatos, diferente do ano passado quando foram propostos temas mais complexos e distanciados do universo do aluno jovem. Nesse sentido, a universidade acertou.

O primeiro tema questionava a possibilidade de reconhecermos o nosso preconceito. Provavelmente esse deve ter sido o  preferido pelos feras devido ao  fato de vários professores terem trabalhado, ao longo da formação do candidato, temas relacionados ao preconceito.
Veja alguns aspectos que poderiam ter sido abordados pelos feras:
1.       A concepção preconceituosa do homem está relacionada à formação familiar e aos valores de seu grupo social.
2.   Identificamos o nosso preconceito quando humanamente não nos reconhecemos no outro, ou seja, quando o subjugamos  por acreditar que somos superior a ele.  
3.       A nossa indiferença em relação ao outro é um dos mais evidentes sinais de nosso preconceito.
4.       Não somos educados para conviver com diferenças, somos apenas doutrinados a reconhecer semelhanças e , assim, nos agregarmos aos iguais. O diferente, por ser desconhecido, nos assusta.Daí o nosso desejo de exclui-lo.

Já o tema 2 abordava a questão do jovem frente à sociedade da informação e sua capacidade de transformar as  informações  em conhecimento.  Esse tema se aproxima do tema do vestibular anterior quando a UPE propôs que os feras discutissem o estresse provocado pelo excesso de informação.
Na prova de hoje, o fera poderia ter optado  em mostrar que o jovem, como a maioria das pessoas, não está preparado ainda  para assumir uma postura efetivamente seletiva na sociedade de informação. O avanço da tecnologia de informação  é muito mais acelerado do que a nossa capacidade de refletir sobre ela a fim de ter clareza sobre sua utilidade. Assim a impressão que se tem é a de que estamos conectados a tudo, mas sem extrair de forma consciente o que é essencial desse oceano de dados. Dessa  maneira, passamos a ter a mesma visão de alguém que olha o mundo pela janela de um carro em movimento: tudo é visto, mas sem contornos definidos.  Sem alcançar a essência das coisas não se pode falar em conhecimento.

Os comentários acima não esgotam as possibilidades de abordagem dos temas. São apenas encaminhamentos temáticos possíveis que não invalidam outros. Ninguém deve se angustiar se não houver coincidência entre eles e os da redação feita.

*Para ler as propostas, clique no centro das imagens.

P


0 comentários:

Postar um comentário