sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Humor no vestibular - Novas discursivas!


Neste conjunto de questões discursivas para a prova de Português 1, vamos trabalhar com textos humorísticos.
A palavra humor nos remete à ideia de comicidade, de riso e descontração. Nos textos, o humor se estabelece através da ruptura das expectativas geradas pela situação retratada; é essa aparente incoerência que nos conduz ao riso. Na maioria das vezes, o objetivo de divertir, tão característico desse tipo de texto, é superado pela intenção de crítica do autor.
Os textos humorísticos aguçam o raciocínio, a capacidade de ler as entrelinhas e de perceber ambiguidades. Para compreender qualquer piada, é necessário ao leitor “mover-se” de certa forma no texto, já que as piadas operam com ambiguidades, sentidos indiretos, implícitos.
Veja algumas observações sobre alguns gêneros textuais humorísticos:
O gênero tira de humor faz parte da linguagem gráfica publicada nas colunas jornalísticas. Sua linguagem apresenta semelhanças e diferenças com as charges e os cartuns na maneira de abordar assuntos polêmicos da vida social. Enquanto a charge tem como alvo as mazelas sociais de expressão datada, representando de forma crítica as celebridades do mundo da política, dos esportes e do cenário artístico, o cartum trata de temas mais universais atacando problemas relacionados aos valores e atitudes dos seres humanos, diante de determinadas situações no cotidiano. A abordagem dos temas tratados pelos cartuns ultrapassa o seu tempo; ele pode ser lido em uma época mais distante do seu contexto de produção, visto que sua formulação estabelece críticas de teor mais genérico que se estendem aos diferentes grupos. Observamos que as tiras abordam os fatos sociais de uma forma bem próxima à dos cartuns, não deixando, contudo, em muitos momentos de focalizar acontecimentos situados em uma dada época. É o caso de Quino, que no período da ditadura militar na Argentina, lançou uma série de tiras que tinha uma relação intrínseca com os fatos ocorridos naquele momento histórico.
(José Ricardo Carvalho da Silva -O GÊNERO TIRA DE HUMOR E OS RECURSOS ENUNCIATIVOS QUE GERAM O EFEITO RISÍVEL)
Além desses, ainda temos a anedota, que é uma  breve história, de final engraçado e às vezes surpreendente, cujo objetivo é provocar risos ou gargalhadas em quem a ouve ou lê.

Analise as questões abaixo:
1. Veja o texto abaixo:
Dois amigos de infância se encontram na fila do banco:- Nicolau! Há quanto tempo!

- É mesmo, cara... Desde o ginásio...

- E aí, o que você tem feito da vida?

- Ah, eu virei escritor...

- Sério? Que legal! E aí, já vendeu alguma coisa?

- Já... Até agora vendi a TV, o som, o telefone... Quer comprar um Chevette 78?
Elabore um comentário através do qual você explique a construção do humor no texto acima e que estereótipo o texto sinaliza.

2. Observe o texto a seguir:
Clique na imagem para ampliá-la.

Quando se fala de construção de humor em textos, refere-se à quebra de expectativas ou ruptura da lógica que provavelmente as sequências textuais sinalizaram no decorrer da leitura.
Com base nisso, explique o jogo de expectativas responsável pelo humor do texto acima.

3. Analise a charge a seguir:

Considerando os aspectos verbais e não-verbais, construa um parágrafo no qual você expresse suas inferências  sobre a charge de Ivan Cabral.






0 comentários:

Postar um comentário