Um texto é uma unidade de sentido, na qual estão presentes intenções comunicativas. A leitura de um texto exige do leitor muito mais do que uma atitude de mera decodificação de códigos linguísticos. A leitura é um ato interativo, no qual os interlocutores, autor e leitor, constroem sentidos, comunicam-se.
A compreensão de um texto envolve três sistemas de conhecimento fundamentais. Sem esses sistemas a leitura pode ficar comprometida.
1. Conhecimento prévio/ conhecimento de mundo
Durante a leitura, é importante o leitor considerar seu conhecimento de mundo, conjunto de informações adquiridas de formas diversas. Esse conjunto de saberes do leitor é também levado em consideração pelo autor. Ao produzir seu texto, o escritor pressupõe um conhecimento prévio do leitor, necessário à compreensão de seu texto.
Sem conhecimento sobre genética, fica difícil para o leitor interagir com a propaganda abaixo:
2. Conhecimento linguístico
Corresponde ao conhecimento do léxico e da gramática, responsável pela escolha dos termos e a organização do material linguístico na superfície textual, inclusive dos elementos coesivos. É importante destacar que essas escolhas são determinantes na produção de sentido e envolve também fatores ideológicos.
Observe essas duas manchetes e perceba que o uso do verbo ocupar dar uma conotação mais amena ao ato dos sem-terra do que o verbo invadir. E isso revela o olhar de quem produziu a manchete:
Os sem-terra invadem fazenda no Sul do país.
Os sem-terra ocupam fazenda no Sul do país.
3. Conhecimento acerca de superestruturas ou modelos textuais globais.
Permite aos usuários reconhecer um texto como pertencente a determinado gênero ou tipo. Esse reconhecimento ajuda o leitor a compreender as escolhas linguísticas do autor, além de dar pistas sobre os objetivos sociocomunicativos do texto.
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