Mal acabou um vestibular já é hora de pensar no próximo. Vida de fera é mesmo difícil. Aposto que muitos irão se identificar com a foto ao lado.
Hoje vamos ver algumas dicas para a prova de PORTUGUÊS 1. como sei que você está cansado, resolvi dividi-las em partes. Durante a semana trarei outras para assegurar sua vitória no vestibular.
A prova de Português 1 apresenta 2 questões discursivas que devem ser respondidas com bastante atenção pelo candidato. Procure ler o enunciado atenciosamente para poder perceber exatamente o que está sendo exigido. Além disso, seja objetivo em suas respostas, use vocabulário preciso, respeite a norma padrão da língua.
Veja algumas orientações importantes:
1. caso a Covest proponha a análise de uma charge, tenha o cuidado para não descrever em vez de interpretar. A banca deseja avaliar a capacidade interpretativa do fera. Dessa forma, procure verificar se sua resposta corresponde a estas perguntas: qual o tema da charge? Que ponto de vista o autor expressa? Lembre-se de que a charge é um texto através do qual o autor aborda aspectos sociais. É importante considerar os elementos verbais e não-verbais. Nesse gênero textual, o não-verbal completa o verbal;
3. é possível também que uma das discursivas aborde a ambiguidade ou duplo sentido. Nesse caso, analise o que está provocando a duplicidade de sentido: pronome com mais de um referente (O rapaz levou o idoso para seu apartamento.), palavras polissêmicas descontextualizadas (O homem comprou balas no centro da cidade.); expressões deslocadas indevidamente (Condenaram a campanha contra a violência do governo.)
4. analise atentamente as relações de sentido existentes entre orações e períodos, caso o tema da questão seja coesão textual sequencial. Comumente é solicitado que o candidato una períodos ou orações e ainda substitua conectivos por outros equivalentes. Recorde-se de algumas relações de sentido e os conectores que as explicitam:
Relação de sentido | Principais conectores | Circunstância expressa por esse tipo de oração | Exemplo |
Causa | Como, uma vez que, porque, já que. | Indica a causa que provoca o fato expresso na oração principal. | Como choveu muito, não fui ao jogo. |
condição | Se, a menos que, desde que, contanto que. | Exprime a condição necessária para a ocorrência do fato referido na oração principal. | Se não chover, irei ao jogo. |
Conformidade | Como, conforme, de acordo com. | Estabelece o modelo (ou a forma) de acordo com o qual ocorre o fato expresso na oração principal. | Ele agiu como manda o regulamento. |
Oposição (adversidade) | mas, contudo, entretanto, porém, no entanto, todavia. | Manifesta-se quando a expectativa levantada no primeiro enunciado não é mantida. | A educação básica é a grande prioridade nacional, mas o tema que ocupa os jornais é o ensino superior. |
Oposição (Concessão) | Embora, mesmo que, ainda que, apesar de, conquanto. | Exprime um fato que poderia impedir o fato da oração principal, mas não o impede. | Ainda que chova, irei ao jogo. |
Finalidade | Para que, a fim de que, que. | Exprime o objetivo do fato da oração principal. | Para que você me ouça bem, gritarei. |
4. não se esqueça de que o sentido de uma palavra só pode ser percebido no contexto(situação comunicativa) no qual ela está inserida.
Aguarde mais dicas durante a semana!
Roger, seu Blog está cada vez melhor! Parabéns!
ResponderExcluirMuito bom, me ajudou bastante.
ResponderExcluirowwwwwwwwwwwwwwww! amei professor, saudades do senhor e dos tempos de cse... =***
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