Hoje a COVEST apresentou questões discursivas fáceis, que objetivaram avaliar a competência leitora dos feras. Apenas uma ressalva: a primeira questão, sobre coerência, pecou apenas por apresentar itens que basicamente se repetiam nas respostas, visto que o candidato, para explicar a incoerência, já estaria indicando a conclusão dele sobre o texto. Isso deve ter deixado o fera meio ansioso, com receio de não ser repetitivo. Acredito que, com apenas uma questão, os elaboradores poderiam obter do aluno tudo o que queriam avaliar sobre o texto de Dimenstein.
a) A conclusão do leitor é incoerente, pois contradiz a ideia central de que a falta de fiscalização da sociedade e a conivência de alguns setores de elite são causas da corrupção.
b) Segundo Gilberto Dimenstein, a não fiscalização da sociedade e a conivência de alguns setores de elite promovem a corrupção, a qual não está restrita apenas ao governo.
a) A ideia consensual apresentada pelo autor é a de que apenas o governo é corrupto e que a sociedade é apenas vitimada por essa corrupção.
b) O autor discorda da ideia de que corrupção só existe no governo, mostrando que está presente em diversos setores privados, sob a conivência e omissão da sociedade.
Consegui! É isso que da ter um professor como Rogério Costa... Não podia ser melhor :P
ResponderExcluir